Mercado russo
Fundamentos da criação da Russian-Azorean Trading Company
Do ponto de vista do cidadão açoriano o mercado russo é enorme e, de certa forma, aprazível. Antes de mais, em termos de dimensão geográfica este mercado inclui:
- Todo o território dos países da CEI, nas fronteiras da ex-URSS;
- O território que se estende, de oeste para leste, ao longo de 10000km, e de norte a sul por 5000km, com 12 fusos horários;
- O território que tem uma área 965.000 vezes maior que os Açores, e cuja população é 1.250 vezes maior que a açoriana.
Imagem da URSS
Claro que toda esta dimensão tem uma grande influência sobre a estrutura e as características especiais do mercado russo, determinando a sua diferenciação relativamente a outros mercados mundiais.
Pode apontar-se como uma das características especiais do mercado russo a sua relativamente pequena integração nos mercados mundiais e o seu próprio sistema de enquadramento legal e regulamentar que regula o seu funcionamento.
Assim, os bens produzidos na UE para a venda no mercado russo exigem a obtenção de certificados russos e outros documentos de autorização que atestem a sua conformidade com os padrões internos na Rússia.
Apenas empresas suficientemente grandes e financeiramente estáveis podem suportar os custos de entrada no mercado russo e a presença no mesmo, considerando todas estas suas peculiaridades. Para as pequenas e médias empresas o preço de entrada no mercado é quase impraticável.
Um dos objetivos da Russian-Azorean Trading Company é conseguir conjugar esforços com os produtores dos Açores numa cooperação mutuamente benéfica que resulte na exportação dos produtos açorianos para o mercado russo.